Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f
l3p

Gephi 0.9 - Primeiras Impressões

Por Eduardo Silva. Criada em 05/01/16 17:38. Atualizada em 05/01/16 17:46.

O Gephi é uma das ferramentas mais utilizadas para análise e visualização de redes, recentemente foi lançada sua nova versão que vem com mudanças significativas, nesse artigo irei falar um pouco a respeito dessa nova versão.

gephi09

Em termos de instalação a nova versão não difere em nada da anterior exceto por questões relacionadas ao java, abaixo algumas alterações importantes:

  • Compatibilidade com Java 7 e 8.
  • Performance e uso de memória ram melhorados graças a nova codificação do software
  • Novo modulo Aparência que mescla os módulos de Ranking e Partição
  • Nova palete de cores para as partições que trazem cores mais agradáveis
  • Multiplos grafos podem ser importados ao mesmo tempo

Essas são alguma das novidades, além dessas novidades inúmeros bugs foram corrigidos, e algumas funções foram retiradas. Para saber mais a respeito basta visitar a página de releases: https://github.com/gephi/gephi/wiki/Releases

Dando atenção as novas alterações é importante destacar a compatibilidade com as versões do java isso porque, o gephi na sua versão 0.8.2, era compatível apenas com as versão 7 do java o que causava alguns transtornos durante sua instalação e funcionamento, pelos vistos não teremos mais esse problema.

A outra alteração que chama a atenção está relacionado a melhor performance e ao uso de memória RAM, essas mudanças são notáveis, uma vez que o programa demonstra estar muito mais rápido e fluido em seu total funcionamento, o maior impacto relativo a performance é perceptível na construção de redes densas com muitos atores e ligações, em sua versão anterior a criação da visualização independente do algoritmo utilizado era lenta, e poderia demorar muito, no entanto nessa versão a construção das redes está muito mais rápida.

Falemos um pouco a respeito de bugs que foram encontrados e sobre a interface!!

Como a atual versão é recente existem erros, e um dos mais mencionados é em relação a números que aparecem na parte superior esquerda do programa e se alteram freneticamente(imagem abaixo), isso parece ser causado por conta das atualizações que não foram aplicadas após a instalação, sendo assim existem duas formas de resolver o problema, uma é verificar se aparece um pop-up de atualização no canto inferior direito da tela, caso não ocorra basta ir no menu superior em Ajuda>Verificar Atualizações. Após a instalação das atualizações o programa será reiniciado e esses números não aparecerão mais.

buggephi

Outro erro que foi encontrado e já foi reportado aos desenvolvedores tem relação a redes construídas como Gephi 0.8.2, no formato .gephi, nesse contexto o arquivo contendo a rede é aberto pelo gephi 0.9, no entanto por algum motivo ele não reconhece as partições da rede, não sendo possível aplicar atribuições aos atores ou grupos de atores da rede, para solucionar tal erro é necessário abrir os arquivos em .csv como se estivesse criando uma rede do zero, feito isso as partições irão aparecer e será possível aplica-las.

em termos de interface o que salta aos olhos ao abrir o programa é a questão mencionada acima onde existe uma nova área de Aparência onde estão os módulos de Ranking e Partição. De inicio parece estranho e as configurações parecem totalmente diferentes, mas após alguns minutos de utilização é possível perceber que mesclar todas as configurações em um único módulo, agiliza na construção da rede, na imagem abaixo é possível visualizar como ficou:

coresmodulo

Em parte a primeira vista o que gera alguma confusão é a mudança dos ícones e as abas Unique Attribute, no caso da imagem temos as configurações dos nós da rede, onde Attribute, refere-se ao que anteriormente seria a coloração e tamanho dos nós e o Unique é um novo genêro de configuração ao qual atribui determinada configuração a toda rede, por exemplo, temos uma rede e queremos que todos os nós dessa rede tenham o mesmo tamanho, é possível definir isso na aba Unique, que atribui uma configuração única para toda a rede. Isso é algo interessante e que não havia nas versões anteriores.

tamanhogephi

Entendendo os icones:
não houve qualquer mudança relativa as configurações que são apresentadas em cada ícone, somente uma atualização gráfica.

icone1 O Círculo de cores passou literalmente a uma paleta de cores, onde é possível atribuir cores aos nós da rede e arestas.

icone2 O antigo diamante vermelho onde era possível atribuir um tamanho para os nós se tornou agora em algo como uma espiral ou círculos de diferentes tamanhos.

icone3 Novo ícone onde é possível definir uma cor para as etiquetas dos nós.

icone4 Novo ícone para a configuração do tamanho e tipo de fonte das etiquetas.

Além daquilo que foi mencionado acima os filtros relacionados a aba Estatísticas foi reorganizado, definindo uma ordem mais clara aos itens, é importante mencionar a adição de dois novos algoritmos para construção de redes, sendo um desses um algoritmo que prioriza a rapidez, estruturando a rede de forma rápida mas com uma qualidade não muito alta se comparado a algoritmos como o Force Atlas 2, além disso houve mudanças também na aba de visualização, onde foi adicionada uma nova aba com configurações mais especificas (não iriei falar a respeito por não ter compreendido ainda o que as configurações dessa aba fazem).

A nova versão do Gephi não traz mudanças drásticas, mas sim ajustes finos que elevam a experiência ao manusear o software e construir a rede, o que mais me chamou a atenção foi a alteração na paleta de cores para atributos, que está com cores muito mais bonitas e agradáveis, diferente da versão anterior que tinha cores "chapadas", a performance e fluidez também impressionam em muito e ajudam na realização do trabalho. Em termos gerais foi uma grande melhora e que os desenvolvedores possam continuar assim.

redecores

Categorias : Análise de Redes Sociais Gephi Gephi 0.9

Listar Todas Voltar