Weby shortcut
l3p

Luis Felipe

Por Luis Rosa Atualizado em 01/02/17 23:09.

free

 

1 - DESCRIÇÃO PESSOAL:

Nome: Luis Felipe Rosa de Oliveira

Curso: Gestão da Informação – 6° Período

Tempo de atuação no laboratório: 1 ano

Área de pesquisa: Análise Textual

Sobre: Primeiramente, entrei no curso de Gestão da Informação por coincidência, eu estava precisando de um curso e GI estava ofertando vagas remanescentes para o SISU (isso quando o ENEM ainda não era tão abrangente). A proposta do curso me atraiu e então aqui estamos nós. Tive a grande sorte/oportunidade de ver o desenvolvimento deste laboratório desde seu começo, fazendo parte do grupo pioneiro formado pelo: Prof. Dalton, e os amigos de graduação Sandokhan, Arlon, Eduardo, assim, desenvolvemos este laboratório que hoje é tratado por L3P. Dentre muitas idas e vindas posso dizer que comecei sem saber direito com fazer uma fórmula na planilha, e hoje, planilhas são  a base primordial de muita análises que faço. Então, meu crescimento neste ambiente é incalculável.

2 – PROJETOS E PRODUÇÕES:

Projetos:

Mapeamento do Conhecimento:

O projeto de Mapeamento do Conhecimento era um projeto de cunho analítico com base em análise do estado da arte, ou seja, tinha como objetivo identificar o contexto de envolvimento de algum tema em específico, assim utilizamos ferramentas de busca, ferramentas de análise e visualização, e todo esse uso ferramental conectado pela interpretação dos cenários. Esse projeto me experienciou diversas competências que evolveram a capacidade de produzir visualizações interativas com o Tableau Public, o avanço na análise de dados por planilhas, e a experiência mais importante: como funciona o processo estrutural do desenvolvimento de projetos.

Análise Textual e Metodologias Ontológicas:

Este projeto na área de Análise Textual e Metodologias Ontológicas é um projeto atual, e ainda esta á no início de seu desenvolvimento e envolve os temas: análise textual computacional com base estatística, análise das classificações gramaticais, e estudo sobre metodologias ontológicas. Em parceria com o Prof. Dalton Martins, tenho a perspectiva de conseguir encontrar chave de conhecimento que envolve estes temas e relatar produções que complementem e inovem este tema.

Produções: 

- Primeiro Artigo Produzido: Mapeando as correlações entre produtividade e investimentos de bolsas em programas de pós-graduação: o caso da Universidade Federal de Goiás

- Base dos Tweets mencionando digital humanities de 2014 a 2016 - Link

3 – PESQUISA EM ANDAMENTO:

Tema: Análise Textual e Metodologias Ontológicas

4 - AÇÕES:

Relato sobre Participação em Evento dos Agentes Jovens

Relatório sobre Alguns Pontos de um Relatório Final de Projeto

Tutorial de Utilização do Iramuteq - v.1.0

Listar Todas Voltar