l3p
Relato

Relato sobre Alguns Pontos de um Relatório Final de Projeto

Por Luis Rosa. Em 18/10/15 19:49. Atualizada em 18/10/15 19:52.

Essa notícia documenta um relato, em tópicos, de algumas observações importantes que considerei após reler o relatório final de um projeto que me envolvi mais profundamente:

 - Na introdução ocorre a ligação do tema escola/ensino com os temas tecnologia e novas mídias de comunicação. (Contextualização entre os dois temas pertinentes do projeto)

- Em todo o texto desenvolvido são apontados autores, conceitos e informações sobre pesquisas realizadas.... Fiquei me perguntando como surgia no texto a conexão com essas fontes de informação externas (indicadores de uso de internet, conceitos de autores et.). Esse processo de busca por informações complementares faz parte da elaboração do projeto, ou, devido seu foco de trabalho e pesquisa pessoal, esses temas já estão presentes em suas construções textuais?

R: São temas que ao se desenvolver na área de estudo, se tornam uma base de conhecimento pronta para ser utilizada em construções textuais, e no caso acontecei essa utilização neste relatório.

- Ao levantar a pergunta tema foi necessário sua conceituação e contextualização. (Uma explicação interessante.)

- Foi apresentado o meio de atuação a internet, o que acarretava certa instabilidade, mas ao mesmo tempo levantou-se a ideia da modernização e a relação entre os cursos e sua representação no meio digital.

- Faço a analogia da estruturação dos objetivos específicos com uma apresentação dos requisitos do projeto.

- Percebi um pouco mais de complexidade ou utilizar o termo “Inteligência de Redes” como termo chave de contextualização do projeto. (Não digo que não dá para entender, dá para entender bem, só comento um aumento de complexidade de ambientação neste ponto). Esse ponto foi crucial e determinante para definir os demais processos de análise e metodologia do projeto.

- Na parte sobre mapeamento de referências identifiquei algo parecido com o contexto de criação de ontologia, envolvendo a elaboração de perguntas de pesquisa, a construção de descritores e etc.

- Muito interessante a inferência do termo “Dobra de resultados”, indicando ações possíveis de atuação utilizando a iniciativa deste trabalho, tanto para complementá-lo quanto para indicar novos horizontes.

- Interessante o fato de como o indicador de quase 80% das instituições terem links possibilita uma forma de fundamentar a pesquisa por links, e assim forma um pilar de sustentação para toda a pesquisa.

- Achei a explicação do motivo de pesquisar a quantidade de links encontrados de cada descritor um pouco superficial, mas ainda sim, um complemento do discurso de análise do projeto.

- E por fim, percebo que as considerações finais demonstram: a importância da publicação digital de assuntos acadêmicos; um pouco da fragilidade de se utilizar a internet como meio de pesquisa sobre o aspecto dos documentos digitais disponibilizados; e o incentivo a possíveis práticas e ativação de entidades relacionadas no decorrer do projeto.

Categorias: Relato projeto