l3p
Dalton_Eliany

Pesquisadores e Coordenadores do L3P participam do I Fórum Nacional de Sistemas de Informações Culturais

Por Luis Rosa. Em 03/11/15 17:18.

O I Fórum Nacional de Sistemas de Informações Culturais foi um evento que ocorreu em João Pessoa na Paraíba nos dias 20, 21 e 22 de Outubro promovido pelo Ministério da Cultura para relacionar e promover esforços relativos à soluções informacionais para o meio cultural especificamente, e envolveu 3 eixos temáticos: Tecnologias, Gestão Cultural e Cidadania.

No início da apresentação de participação do L3P foi estipulada a seguinte questão de realidade: "Como vamos tratar a informação que não para de crescer e correndo o risco de que daqui a pouco não encontremos mais informação nenhuma, já que nos veremos em um mar de informações?", essa questão foi posta por Vannevar Bush na década de 40 quanto produzia uma ideia chamada memex (advento do mesmo ambiente da world wide web), ou seja é uma questão atual e já é pensada a décadas.

Assim, a partir dessa pergunta, é colocado o conceito de gestão da informação como: "Administração eficaz de todos os recursos de informação internos e externos à organização", e como administrar tais recursos? Para responder a este enlace, surgem as 6 etapas de necessidade, busca e uso colocadas por Chun Wei Choo, e quando é explicada a 3° etapa temos "organização e tratamento da informação", dando um gancho para a apresentação do principal objetivo da participação: A utilização de Ontologias (A possibilidade de caminhar em estruturas hierarquizadas para encontrar informação). Essa foi a pauta da discussão da tarde de quarta feira.

Na quinta feira, na oficina realizada com gestores culturais e secretarias municipais e estaduais da cultura , o foco já foi a o projeto em si, que envolve o uso de modelação e integração de ontologias de maneira colaborativa no meio cultura do Brasil. Surgiram questões sobre a adequação de material à ontologia, o funcionamento do processo colaborativo , e a estrutura em si da ontologia. Assim, houve uma conversa amigável entre nós (L3P) apresentando o projeto e eles (gestores culturais) que potencialmente participarão de forma ativa no esforço colaborativo de estruturação da ontologia.

Assim, saímos de uma apresentação e discussão de projeto muito construtiva e bastante agregada por várias partes de interesse e temos consistência para realizar um trabalho de grande porte e complexidade considerável nos próximos meses.

Link para as apresentações utilizadas

Categorias: apresentação Evento Fórum Cultura dalton Eliany